O facebook, o WhatsApp e a tal privacidade

O Facebook, o WhatsApp, e a tal "privacidade".

Muito tem se falado sobre a polêmica das novas políticas de privacidade do WhatsApp anunciadas na semana passada, que entrará em vigor a partir de 8 de fevereiro — incluindo algumas mudanças que darão ao Facebook acesso a dados de usuários da plataforma.

No mais, os dados que as empresas do Facebook podem acessar incluem: detalhes da sua conta, metadados associados às conversas, transações financeiras (por meio do WhatsApp Pay, que ainda não está disponível no Brasil) e informações que o aplicativo coleta automaticamente — como relatórios de registro, detalhes do dispositivos e de rede, entre outros.

Daí começou uma histeria mundial sobre a possibilidade do Facebook ter acesso às suas mensagens, e é por isso que eu estou escrevendo este texto.

Pelo pouco que entendo, o WhatsApp não vai ler suas conversas e mensagens, pq nem eles tem o acesso (é o que eles dizem). E devem mesmo não ter acesso ao conteúdo criptografado, pois eles precisam disso. Afinal, qualquer App mensageiro mequetrefe tem criptografia de ponta a ponta, e o WhatsApp até demorou um pouco a implementar esse recurso. Então, sobre ler suas conversas, 80% de chances de não conseguirem se eles quiserem, (80% pq estamos falando do Facebook, e eles já mentiram pra nós outras vezes).
Mas vão conseguir saber pra quem você envia, dos seus contatos, quem é mais ativo, sua rede de grupos, quem está em qual grupo, desses grupos, quem se conhece fora deles, cruzar dados de quem está contigo em um determinado grupo com você, e você mais fala fora dele em particular. Quando estiver ativo o serviço de pagamentos, para quem você pagou, se é um pagamento recorrente, e o que mais tiver de dados que não são conversas…

Viu? Não tem conversas lidas! Como o Facebook é bonzinho…

Mas espera, que fica pior.

Daí pega-se essa galera toda, com acesso também no Facebook e Instagram, cruza-se as preferências, sabe, aquelas que quando você preenche, diz se gosta de determinado tipo de livro, de tal ator ou atriz, curte a página de uma determinada banda, ou interage muito com alguém que gosta da banda, grupos de que participa, sites visitados, (sim, milhões, aliás, arrisco-me a dizer, bilhões de sites tem instalados o Pixel do Facebook, [e este site também tem] que nada mais é do que um código que serve para você poder monitorar quem foi impactado por uma campanha sua no Facebook ou Instagram e em um determinado prazo depois visitou o seu site, se essa pessoa interagiu no seu site, se comprou o seu produto, por onde navegou, etc), mas é claro que isso é usado também para rastrear todo e qualquer usuário logado no Facebook e Instagram que usam o mesmo celular ou navegador desktop para navegar nesses sites. E o pior, existem os usuários não logados, que não tem perfil em nada deles, mas eles rastreiam mesmo assim. Pesquise depois sobre Perfis Sombra do Facebook. O que mostra que existem verdadeiros dossiês de não usuários do Facebook, tudo graças ao Pixel instalado em milhões (Bilhões?) de sites que podem enviar dados ao Facebook de qualquer pessoa que nele entra, se não tem conta no Facebook/Instagram, pode usar endereço IP, MAC Address da máquina, etc, se tem conta, melhor ainda, pra eles.

Eu poderia ficar aqui por mais um bom tempo falando das sacanagens artimanhas do Facebook para poder bisbilhotar o maior número de pessoas possível no mundo, mas acho que esse texto já deu pra dar uma ideia do que é esse monstro.

Mas não se preocupe, eles não tem como ler suas mensagens no WhatsApp.

Picture of Well Carvalho

Well Carvalho

Designer de produto, especialista em Design e Marketing Digital. Possui 26 anos de experiência no mercado.

Uma resposta

  1. Precisamos nos mover, buscar alternativas, acabar com esse monopólio de cinco pessoas mandarem na humanidade ocidental inteira. Precisamos nos atentar para o plano da Nova Ordem Mundial em curso, e não somente resistir, mas lutar contra essa casta que quer dominar o mundo. Maranata, vem, Senhor Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *